31.1 C
João Pessoa

Viver em excelência

Gênesis 39: 1-23

Segundo a Wikipédia, excelência significa “o estado ou qualidade de excelente, muito bom e de grandeza.” Muitas pessoas levam uma vida medíocre, fazendo apenas o trivial. Só funcionam quando alguém está olhando. Deus nos chamou para a excelência. Ele não abençoa a mediocridade. O desejo do Senhor é que seus filhos cumpram com excelência seus mandatos culturais. Devemos ser um excelente professor, médico, pastor, pedreiro, gari, coveiro, vigia, porteiro ou qualquer outra atividade. Ele espera que busquemos o mais alto padrão. O sábio Salomão afirmou: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força…” (Pv 9:10) Paulo escrevendo aos colossenses e efésios, recomendou: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Cl 3:23) “Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens.” (Ef 6:7). Deus observa tudo o que fazemos, por isso devemos fazer com excelência.

A Bíblia contém inúmeras histórias de homens e mulheres que procuraram viver esse padrão, nosso texto relata a vida de José, um dos doze filhos de Jacó, que era odiado pelos irmãos devido ao tratamento preferencial, que recebia do seu pai. Quando os irmãos, finalmente o encontraram sozinho, tiraram-lhe a túnica e o atiraram num poço vazio. Seu irmão Judá viu uma caravana chegando, e falou: “que proveito temos em matar nosso irmão e encobrir seu sangue? Venha, vamos vendê-lo aos ismaelitas. ” O adolescente apavorado foi retirado do poço e entregue aos senhores de escravos, que se dirigiram ao Egito. José implorara aos irmãos que não fizessem aquilo, mas eles não o ouviram, assim José desce de filho predileto para escravo.

No Egito, José foi colocado no mercado de escravos. Potifar, um oficial de Faraó, o comprou dos ismaelitas. Ele é vendido pela segunda vez, e agora se encontra em uma casa rica e próspera, de um homem com posição muito elevada, o qual interage com a realeza do Egito. José saiu de uma caravana para um palácio.

Não demorou muito para Potifar descobrir que José é um homem excelente. (v.4) De escravo a administrador, seu Senhor entregou tudo em suas mãos e não se preocupava com nada, exceto com a comida que comia. Quando um projeto era entregue a José, não havia necessidade de lembretes, ele terminava antes do tempo com excelência, é assim que Deus deseja que nos destaquemos.

A esposa de Potifar se interessa por José e o atormenta dia após dia para ter um relacionamento sexual com ele, mas ele recusa a sedução, e por isso foi para na prisão. Nesse lugar horrível, Deus concedeu-lhe favor aos olhos do chefe da prisão, que o colocou como responsável por todos os presos. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com ele e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava. Percebemos que José se distinguiu com excelência aonde quer que fosse, com dedicação e perseverança.

Podemos estar em um lugar de que não gostamos hoje, a vida nos levará da vitória à derrota, da aceitação à rejeição, podemos não estar felizes com aquilo que está ocorrendo em nossas vidas e ao nosso redor, não importam as circunstâncias, ainda assim podemos sobressair-nos com excelência. Podemos salientar-nos em uma terra estrangeira, num palácio ou mesmo numa prisão. Somos chamados à excelência não importa onde estivermos, Paulo assim nos instrui: “Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.” (II Co 8:7)

Como José se notabilizou? Para as pessoas que não conhecem a Deus, a excelência tem tudo a ver com elas mesmas: estude bem, trabalhe duro e, de alguma forma, você alcançará a escalada do sucesso. Nós, cristãos, podemos sobressair-nos, porque servimos a um Deus de excelência. Daniel, Moisés, Davi, Paulo, José são grandes exemplos que se evidenciaram no que fizeram, por que viveram na dependência de Deus. Quando Senhor está conosco, temos a garantia da excelência. Não é apenas a nossa habilidade, mas Deus nos  torna excelentes e prósperos, esse é o diferencial. Sua presença conosco não é apenas evidente para nós, mas para as outras pessoas ao nosso redor, veja os versículos 3,23. Quando Deus está conosco, temos sucesso v.3, 23, temos seu favor (v.21) e outras pessoas serão abençoadas por nossa causa (vv.5,23).

Sendo assim, se José conseguiu superar suas dificuldades e realizar os sonhos de sua vida, também é possível que todos nós tenhamos êxito em todas as áreas de nossas vidas. Entregando nossas vidas, famílias, profissões, vida espiritual, ministério e negócios a Deus, declarando-Lhe: Não queremos ser medíocres, mas sim aproveitar o Seu favor e trabalhar com excelência em tudo que fizermos. Que o Senhor nos ajude neste propósito.

spot_img
LEIA MAIS
spot_img
LEIA MAIS
spot_img