Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), três não foram à cerimônia de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Geraldo Alckmin (PSB), realizada na tarde desta segunda-feira (12). São eles: André Mendonça, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques.
Luiz Fux, ex-presidente da Corte, informou que estava no Rio de Janeiro, e já tinha firmado comparecimento na posse dos novos diretores da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, também na tarde desta segunda (12).
André Mendonça, por sua vez, estava trabalhando em processos no seu gabinete, no STF. A diplomação aconteceu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já Kassio Nunes Marques não deu nenhuma justificativa. Procurada, a assessoria do magistrado não se manifestou sobre a ausência.
Em contrapartida, marcaram presenta na diplomação os seguintes ministros: Rosa Weber, atual presidente do STF; Gilmar Mendes; Dias Toffoli; Luís Roberto Barroso; Edson Fachin; Carmen Lúcia; Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, presidente e vice-presidente do TSE, respectivamente.