Um dos primeiros projetos apresentados em 2021 pelo vereador Marmuthe Cavalcanti na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), dispõe sobre a criação do Programa Bolsa Atleta na capital paraibana. O principal objetivo da Indicação 02/2021, já encaminhada para a Prefeitura da Capital, é criar uma política pública de incentivo aos talentos locais do esporte, através de assistência financeira, como: custeio para viagens, inscrições em torneios e campeonatos, hospedagem e alimentação, para atletas e paratletas.
O parlamentar vem lutando há bastante tempo para que o Executivo Municipal coloque em prática esta iniciativa, amplamente difundida em todo o Brasil, e de grande importância para a manutenção e desenvolvimento do esporte. Inclusive, Marmuthe apresentou este projeto pela primeira vez em 2016, através da Indicação 479/2016: https://is.gd/3HYgtK. A Paraíba já segue este modelo de incentivo, contemplando neste ano 266 atletas, paratletas e técnicos com a Bolsa Esporte.
“João Pessoa possui vários atletas de destaque nacional e internacional, e tem condições de brilhar ainda mais! Se houver incentivo, apoio e auxílio financeiro em prol dos atletas e paratletas, os resultados serão ainda melhores. Pois, muitas vezes, a falta de patrocínio é o principal adversário, uma barreira praticamente insuperável. Mas essa dificuldade pode e deve ser superada com a concessão de bolsa-auxílio para os esportistas que preencham os requisitos, e certamente farão jus ao benefício. Em um Ano Olímpico, a criação e regulamentação da Bolsa Atleta seria uma conquista muito simbólica”, justificou Marmuthe.
O Projeto de Indicação 02/2021 é voltado para atender desportistas nas modalidades individuais ou coletivas, e dessa forma auxiliar àqueles que vão representar a capital paraibana na região, Estado, País, ou até mesmo em competições internacionais. Ou seja, estarão no topo de participações e bons rendimentos esportivos, voltando os olhares de grandes entidades, clubes e comitês de esportes nacionais à valorização dos nossos atletas, proporcionando também investimentos de base em suas preparações.
Segundo o Projeto, a Bolsa Atleta da Cidade de João Pessoa poderá ser concedida em duas categorias: I – Categoria Estudantil, destinada a atletas estudantes, a partir de 12 anos, participantes de jogos organizados pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), nos quais tenham obtido até a 3ª colocação nas modalidades individuais, ou tenham sido relacionados entre os 12 melhores atletas das modalidades coletivas dos referidos eventos, e que continuem a treinar para futuras competições; II – Categoria Alto Rendimento, destinada a atletas que tenham participado do evento nacional da temporada, realizado pela Entidade de Administração do Desporto Nacional da respectiva modalidade, e que tenham obtido até a 3ª colocação, além de continuar treinando para futuras competições nacionais promovidas pelas mesmas confederações.
“A viabilização do Programa Bolsa Atleta impulsionará o esporte em João Pessoa, com apoio à formação esportiva e cidadã de crianças, adolescentes e adultos, em diversos níveis, fortalecendo interações sociais e culturais, além de contribuir para o desenvolvimento da saúde física e cognitiva, e para o combate da violência em todos os âmbitos. Portanto, trata-se de um benefício para toda a sociedade, pois o esporte é um importante instrumento na construção da identidade sociocultural do cidadão, e atua como ferramenta de integração da coletividade”, concluiu Marmuthe.