O atual presidente da Associação dos Agentes Socioeducativos na Paraíba – ASES-PB, John Ferreira, o Diamante John, disse ao CANAL DO POVO, que a categoria por ele representada, aguarda o posicionamento do governador João Azevedo (PSB) e dos demais candidatos ao governo da Paraíba, acerca de pautas importantes dos agentes socioeducativos da Paraíba.
John afirmou que se faz importante que João Azevedo (PSB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital (MDB) se posicionem claramente sobre a temática, e como pretendem agir diante da categoria. Para ele, a urgência dá-se pela proximidade das eleições e pela indecisão da categoria que vem a mais de um ano pleiteando suas urgentes pautas.
“É hora de se posicionarem, pois a categoria certamente irá apoiar quem de fato se comprometer com nossas lutas. Não adianta ficar falando bonito, sem clareza e definições, quanto ao que temos reivindicado”, disse.
De acordo com o presidente da ASES-PB, durante a realização de um evento realizado em Mangabeira, para lançamento da candidatura do Cabo Gilberto Silva (PL), que é seu amigo pessoal, à Câmara Federal, Nilvan Ferreira (PL) afirmou seu compromisso com agentes socioeducativos e com os suplentes da FUNDAC. “É preciso dizer ao governador e aos demais candidatos que o Nilvan Ferreira já se posicionou, já se comprometeu com nossa categoria, e isso certamente atrai atenção e respeito por parte dos agentes”, acrescentou John Ferreira.
Questionado sobre quais as principais lutas da categoria, John Ferreira foi taxativo: “Pleiteamos pautas justas, como o pagamento da gratificação de incentivo funcional, ainda esse ano, que o atual governador se nega a pagar, mesmo sendo lei estadual, tendo um parecer favorável do setor jurídico da própria FUNDAC, e que por lei, a FUDNAC tem autonomia administrativa e financeira. Queremos, ainda nesse mês de setembro, o envio para a Assembleia Legislativa, do plano de cargos, carreira e remuneração (PCCR), exclusivamente, dos agentes socioeducativos da FUNDAC, equiparados aos dos agentes Penitenciários, que foi aprovado esse ano pelo atual governador. Também buscamos a mudança administrativa de fundação (FUNDAC) para criação da Secretaria de Administração do Sistema Socioeducativo, vinculada operacionalmente a Secretaria de Segurança Pública. Por fim, lutamos pelo urgente aumento do número de cargos para nomeação de todos os suplentes das três áreas do último concurso da FUNDAC. São cerca de 100 novos cargos, que é extremamente necessário para uma socioeducação mais segura, legal e eficaz”, ponderou.
John Ferreira agradeceu e ressaltou a importância do comprometimento de Nilvan: “é como muita alegria que recebemos esse reconhecimento, de extrema importância, por parte do candidato de Bolsonaro, a todas as pautas da categoria dos agentes socioeducativos, que vêm sofrendo há décadas com o pior salário do país, e recebendo de em média, somente 20% do salário de um agente penitenciário do mesmo estado, enquanto vêm fazendo um trabalho análogo, pois nós, agentes socioeducativos, assim como os agentes penitenciários, também cumprimos ordem judicial de medida de internação de adultos, como no CEJ (Centro Educacional do Jovem), em Mangabeira”, disse.
Ele ainda falou da importância e urgência de aumentar o número de agentes: “É necessário que isso aconteça para implantação de todas as políticas de socioeducação. Hoje isso não ocorre de modo totalmente eficaz por falta de efetivo. Por exemplo, não temos a Escola Superior e Técnica da Socioeducação, a Força Tática para escolta armada, o que eliminaria a necessidade de deslocamento, em apoio, de viaturas da Polícia Militar em determinadas situações”.
John continuou: “Quero agradecer ao candidato Nilvan Ferreira, pelo compromisso com a categoria e com nossa segurança pública, e pela articulação e total apoio de todos do PL, em especial aos amigos candidatos a deputado federal Cabo Gilberto Silva e Wellington Roberto, ao senador de Bolsonaro, Bruno Roberto, e ao candidato a deputado estadual Sargento Rui. Mas também quero dizer ao governador João Azevedo, ao deputado Pedro Cunha Lima e ao Senador Veneziano Vital, que estamos esperando suas falas e compromissos com a categoria. Nilvan se posicionou agora, esperamos João, Pedro e Veneziano”
“Nós acreditamos na Socioeducação, pois somos cristãos”, finalizou John Ferreira.