O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira (18) que já foram repassados R$ 454,3 milhões para apoiar a retomada segura das atividades escolares em meio à pandemia do novo coronavírus.
“Esse programa é para apoiar a retomada segura e com as condições de ambiência para impedir a contaminação das crianças e dos profissionais”, disse o secretário de atenção primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente.
Ele reforça que a decisão pela retomada cabe aos governadores e prefeitos. “Estamos ajudando os Estados e municípios a terem uma retomada segura após a autorização do gestor local”, explica o secretário.
Além do repasse, a pasta desenvolveu um protocolo com 16 páginas para informar os alunos sobre as normas de segurança para evitar as contaminações dentro do ambiente escolar.
Além das orientações gerais, como o uso constante de máscara no ambiente escolar, cuidados ao tossir e espirrar, higienização dos ambientes e distanciamento, a pasta recomenda que seja orientado o encaminhamento dos alunos ao atendimento médico, caso a criança apresente sintomas da covid-19.