25.1 C
João Pessoa

EVANDRO LIMA: Conheça o sertanejo que encontra na família as raízes para uma correta vida política

Evandro Farias Lima, ou simplesmente EVANDRO LIMA, é um autônomo que saiu muito cedo do interior do estado para construir a vida em João Pessoa. Nascido em Lagoa e radicado em Jericó, no Sertão paraibano, ele cresceu tendo seus pais como fortes colunas de sua vida emocional e moral. É exatamente deles que Evandro retira os princípios que segundo ele, serão basilares para sua trajetória política.

Emocionado, o candidato a deputado estadual fala de seu João Calixto de Lima, seu pai, um agricultou e comerciante, que teve 24 filhos em dois casamentos. No primeiro foram oito e veio a viuvez. Depois ele casou com dona Creusa Farias de Lima e com ela teve mais 16 filhos.

“Meu pai foi um herói, um guerreiro, um  trabalhador que criou com dignidade os 24 filhos, tirando o sustento da agricultura e de um pequeno comércio. Ele foi um exemplo de honradez, de justiça e de cuidado com a família. Em todo tempo nos ensinou o caminho da verdade e da bondade, cumprindo o que diz a Bíblia sobre ensinar a criança no caminho que deve andar”.

Para Evandro, seu João é um exemplo sob muitos aspectos, já que conseguiu através do esforço pessoal, sustentar esposa e filhos, sem jamais deixar lhes faltar o pão, em um contexto de muita luta e nalgumas vezes de sofrimento, mas em nenhum momento deixou de olhar para os que precisavam mais que ele. “Não importava a situação, meu pai sempre iria querer ajudar as pessoas, sempre encontrava o jeito de auxiliar, cuidar, servir as pessoas. Em um dado momento da nossa vida, vi meu pai ‘quebrar’ porque era tão preocupado em servir aos outros, em cuidar dos que mais precisam, que acabava vendendo fiado para que não teria como pagar ou  doava alimentos para as pessoas. Sua generosidade o impedia de deixar um pai de família sair da mercearia sem levar o alimento pra casa. Na prática, meu pai nos ensinou que quem não vive para servir, não serve para viver”, disse.

Perguntado sobre qual legado de seu Joao, Evandro responde: “Honestidade, adoração a Deus,  busca por fazer o certo e manter o bom nome. Mas acima de tudo, meu pai deixou um legado de serviço ao próximo, como grande herança que posso levar para a política”.

Dona Creusa é apresentada como a mulher virtuosa, descrita em Provérbios 31. Capaz de cuidar dos 16 filhos com amor, cuidado, disciplina e um enorme senso de proteção. Mas também de amar o marido, honrá-lo e ajuda-lo a sustentar a casa. Por vezes trabalhando na agricultura  e no comércio de animais.

 “Na minha mãe encontrei uma gigante, uma guerreira que jamais deixou de adorar a Deus, amar o marido e os filhos. Além da absurda habilidade com que criou todos os filhos e cuidou do meu pai. Ela ainda encontrava tempo e disposição para trabalhar na roça quando foi necessário. Semanalmente viaja para Pombal, para vender galinhas na feira e completar o sustento da nossa enorme família”, disse Evandro com os olhos marejados.

Ele ainda acrescentou: “Meus pais me ensinaram sobre generosidade, honestidade e amor ao próximo. Penso que todo político, todo aquele que adentra a esfera pública deveria olhar para suas raízes, valorizar sua história, e assim estabelecer princípios que lhe possibilitarão exercer a vocação com honra”

Evandro concluiu lembrando de um episódio negativo, mas que o ajudou a estabelecer posturas que pretende levar para a vida política. “Certa vez precisei conversar com um deputado sobre um problema de meu bairro. Fui ao gabinete, esperei por horas. Ele atendeu prefeitos, vereadores, conversou com outros deputados. Passadas algumas horas, veio até a recepção, olhou para mim e outros que esperavam e disse: – Hoje eu não poderei atender vocês. Voltem outro dia. Isso me fez com que eu me prometesse que um dia, sendo parlamentar, jamais deixaria de atender um cidadão. A prioridade em meu gabinete será do povo e não de outros políticos. O povo não pode mais esperar. É meu dever ajudar. Estou aqui para isso. Meus pais me ensinaram a olhar o outro como prioridade, a querer fazer o bem, a cuidar das pessoas. É inadmissível ver um parlamentar tratando as pessoas como lixo. Eu serei diferente. Serei como meus pais me ensinaram. Eu honrarei minhas raízes”.

spot_img
LEIA MAIS
spot_img
LEIA MAIS
spot_img