A pré-candidata a vereadora da cidade de Lucena, Eliane Cabral (Cidadania) tem uma visão bastante voltada para o empreendedorismo como mecanismo de transformação social e desenvolvimento econômico do município. Recentemente ela disse que pretende apresentar proposta de inclusão de disciplina relacionada ao empreendedorismo nas escolas da rede municipal de ensino.
A pré-candidata entende que a inclusão da disciplina nas escolas públicas deve ser parte de um projeto mais amplo que deve culminar com a criação de um programa de incentivo para jovens empreendedores locais. “Acredito que podemos e devemos prover os meios pelos quais jovens lucenenses podem ser inseridos no mercado de trabalho através do empreendedorismo. Nossa juventude é criativa, inteligente e capaz. Penso que podemos criar em âmbito municipal um programa de incentivo para empreendedores jovens”
Segundo Eliane, a ideia é que o primeiro emprego seja na verdade o ‘primeiro empreendimento’. O poder público e possíveis instituições parceiras criam mecanismos de incentivo, inclusive financeiro para jovens que desejem empreender e tenham projetos viáveis.
“Tenho certeza que turismo, inclusão digital, cultura e comércio são áreas abertas para o investimento de jovens empreendedores. Estou certa que se houver incentivo, teremos excelentes resultados, veremos mais jovens inseridos no mercado de trabalho, consequentemente aumentaremos a renda das nossas famílias e o município será mais desenvolvido”, Eliane.
Ela acrescentou: “O turismo é nosso maior potencial de renda. Mas para que esse potencial possa se desenvolver o empreendedorismo é essencial. Não pode haver desenvolvimento do turismo sem o empreendedorismo. São os pequenos empreendedores locais que fortalecem a cadeia produtiva e aquecem a economia. O artesão, o vendedor de picolé, de amendoim, a pequena lanchonete, o ambulante, enfim, os pequenos empreendedores são fundamentais para o desenvolvimento da economia e do turismo em Lucena e nosso objetivo é viabilizar os meios pelos quais os jovens empreendedores possam atuar fortemente”, finalizou.