O crescente índice de ocupação de leitos na Paraíba tem preocupado gestores da área de saúde que já tem alertado para uma novo pico da Covid-19. O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, confirmou, em entrevista à Jovem Pan João Pessoa, que a Paraíba enfrenta uma nova onda da doença.
“Nós estamos realmente na vigência de uma terceira onda com a ocupação célere de todas as três macrorregiões”, alertou o secretário. De acordo com o último boletim divulgado nesse domingo (23), o sertão tem 94% de ocupação dos leitos de UTI e 93% de enfermarias. Já Campina Grande a situação é ainda mais grave, chegando a 98% de leitos de enfermarias ocupados. A capital tem 76% dos leitos de UTI e 70% de enfermaria ocupados.
Ampliação de leitos
Para atender a crescente demanda, o secretário informou que o estado vai ampliar o número de leitos destinados ao tratamento da Covid. “Nós teremos uma ampliação para 70 leitos de enfermaria e 30 de UTI no Hospital de Trauma de João Pessoa e também estamos estudando a possibilidade de ampliar no Hospital de Trauma de Campina Grande, no sentido de não faltar leitos para o paraibano e paraibana que necessitar”, declarou Geraldo Medeiro