O presidente Jair Bolsonaro respondeu a uma postagem do ator americano Leonardo DiCaprio nesta sexta-feira (29). O ator fazia um apelo aos jovens brasileiros para que votem nas próximas eleições para impulsionar o que chamou de mudança para um planeta saudável.
Em resposta, o presidente agradeceu e disse que “é muito importante ter todos os brasileiros votando nas próximas eleições”. Bolsonaro afirmou que o povo brasileiro decidirá “se quer manter a soberania na Amazônia ou ser governado por bandidos que servem a interesses especiais estrangeiros”.
Não é a primeira vez que Bolsonaro e DiCaprio trocam acusações e ironias. Em novembro de 2019, o presidente disse que o ator estava pagando para promover queimadas na Amazônia. “Agora, Leonardo Dicaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, declarou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.
Bolsonaro também ironizou suspeitas sobre o envolvimento de ONGs em incêndios na região. “Quando eu falei que há suspeita de ONGs, o que a imprensa fez comigo?”, afirmou o presidente, se dirigindo a jornalistas presentes.
As declarações de Bolsonaro foram feitas após uma apoiadora afirmar: “Os índios em Altamira (PA) falam francês. Lá o fogo foi criminoso”.
Bolsonaro já tinha ligado o ator às queimadas na floresta durante transmissão nas redes sociais. “Tira foto, manda para ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e ele doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia”, afirmou.
As acusações de Bolsonaro na época faziam referência a uma operação da Polícia Civil que prendeu quatro pessoas ligadas a ONGs que desenvolviam atividades em Alter do Chão, em Santarém, no Pará. Eles foram soltos alguns dias depois.