A editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará biblioteca itinerante para doar livros físicos de todas as áreas científicas e literários em espaços públicos na Paraíba. A ação social visa divulgar e popularizar a produção científica da federal paraibana, resultante de projetos de pesquisa, ensino, extensão, e escritores do estado.
As primeiras paradas devem começar após o feriadão de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Inicialmente, serão realizadas em João Pessoa, em lugares como a orla, Parque Arruda Câmara, Parque Solon de Lucena e Espaço Cultural José Lins do Rego, seguindo todos protocolos de segurança em prevenção ao novo coronavírus.
Para o diretor da Editora UFPB e professor do Departamento de Sistemática e Ecologia, Reinaldo Lucena, é missão da editora disseminar conhecimento científico sob a forma de livros, e-books e portal de periódicos científicos, a fim se fazer mais presente junto à sociedade.
As paradas não acontecerão apenas em João Pessoa. Posteriormente, a biblioteca itinerante passará pelos campus da UFPB em Areia e Bananeiras, no Brejo paraibano, e em Mamanguape e Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano.
“A ação beneficiará a divulgação dos projetos da UFPB, fixará a marca da editora enquanto um órgão disseminador de conhecimento e possibilitará o acesso a uma leitura qualificada, sobre temas que ajudarão as pessoas a expandir seus conhecimentos”, finaliza Alexandre Câmara, diagramador e coordenador de comunicação da Editora UFPB.
A programação da biblioteca itinerante da UFPB pode ser acompanhada por meio do site e do perfil da Editora UFPB no Instagram.