O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set do filme “Rust” nesta quinta-feira (21) no estado americano do Novo México, informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
“O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”, diz o comunicado.
Hutchins chegou a ser levada de helicóptero a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Souza foi atingido no ombro, segundo o site especializado Deadline. A atriz Frances Fischer afirmou em uma rede social que o diretor já deixou o hospital.
O disparo aconteceu durante uma cena, segundo a polícia, mas ainda não se sabe se era um ensaio ou uma gravação.
A produção do filme foi paralisada, e testemunhas estão sendo interrogadas. “Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”, afirmou a polícia.
Representantes do ator e da produção ainda não se pronunciaram.
O filme de velho oeste estrelado e produzido por Baldwin (“Missão: Impossível – Efeito fallout”) tem no elenco ainda Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”).
Halyna Hutchins
Halyna Hutchins tinha 42 anos e era diretora de fotografia. Ela tinha créditos em curtas, produções na TV e em filmes desde 2012, segundo o site IMDb.
Ela nasceu na Ucrânia, cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico e estudou jornalismo em seu país e cinema em Los Angeles.
Como diretora de fotografia, ela trabalhou em filmes como “Archenemy” (2020), com Joe Manganiello, “Blindfire” (2020) e “The Mad Hatter” (2021).
Na terça-feira (19), dois dias antes do incidente, ela publicou um vídeo em seu perfil no Instagram falando sobre o trabalho em “Rust”.
“Um dos benefícios de gravar um filme de velho oeste é que você pode andar a cavalo na sua folga”, afirmou Hutchins.