João Pessoa registra fortes chuvas desde a madrugada desta sexta-feira (26). Vários pontos da cidade ficaram alagados e houve lentidão no trânsito. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbano (Semob), são constatados acúmulos de água na pista e dificuldades de tráfego nos seguintes trechos:
- Avenida Sanhauá (Estação Ferroviária), no Varadouro | via totalmente bloqueada devido a alagamento
- Avenida Beira Rio, próximo ao Restaurante Cannelle | trânsito intenso e lento nos dois sentidos
- Principal dos Bancários, próximo ao Equilíbrio do Ser | trecho intransitável nos dois sentidos
- Avenida Pedro II, em frente ao Ibama e no cruzamento com Avenida Coremas
- Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Colégio Lourdinas e em frente à Caixa Econômica
- Avenida Maximiano Figueiredo, próximo à Praça da Independência
- Viaduto do Cristo, na lateral da empresa Transnacional | trânsito lento no sentido Cristo/José Américo
- Via paralela a BR-230 na entrada do Geisel, próximo à Central de Polícia
- Rua Mariângela Lucena Peixoto, no Valentina
Agentes de mobilidade urbana foram enviados aos pontos onde há problemas para organizar o trânsito. A Semob-JP orienta que condutores de veículos redobrem a atenção e reduzam a velocidade durante as chuvas. Também é recomendado que eles acendam os faróis e mantenham distância do veículo da frente.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou ocorrências em consequência das chuvas, mas informou que há acúmulo de água na BR-230, em um trecho de obras próximo a Intermares, Cabedelo, na região metropolitana.
Houve também um acidente sem vítima na BR 101, no km 62. Um veículo aquaplanou e parou na contramão da direção. Segundo a PRF, houve apenas danos materiais.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas, as precipitações em João Pessoa fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas previsto para a faixa litorânea e áreas adjacentes. Podem ocorrer chuvas representativas no decorrer do dia, com possibilidade de extensão, de forma pontual, para localidades no Agreste da Paraíba.
Na Borborema e Sertão, a alta concentração de umidade presente no ar também poderá favorecer a ocorrência pancadas de chuva, por vezes moderadas, entre os períodos da tarde e noite.