Fraude na cota de gênero de candidaturas femininas e supostas candidaturas laranjas podem entrar na mira do Ministério Público Eleitoral em Bayeux. De acordo com uma fonte, o caso já teria chegado promotor eleitoral que pode propor uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) e cassar o mandato dos vereadores eleitos que foram beneficiados pelas supostas candidaturas fantasmas e as fraudes dos partidos.
PTC, PDT, PTB e Cidadania seriam os partidos que teriam cometido os supostos crimes. Candidaturas que tiveram zero voto, candidaturas indeferidas que não foram substituídas e fraude na proporcionalidade de gênero 70 a 30 seriam as principais irregularidades.
Há várias decisões no Brasil sobre essas irregularidades que a justiça eleitoral já deferiu liminares cancelando a diplomação e pedindo a cassação do mandato.
Em Bayeux, em caso de condenação desses partidos, podem assumir o mandato Adriano Martins, Abel, Daniela Caetano, Marcelo Bandeira e Lenildo da ONG porque os votos desses partidos condenados seriam anulados e com isso mudaria o coeficiente eleitoral mudando a configuração da Câmara de Vereadores.