Estudantes contrários à decisão de nomear Valdiney Veloso Gouveia como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) protestam desde a tarde dessa quinta-feira (5), em João Pessoa. Durante a madrugada desta sexta-feira (6), alunos da instituição acorrentaram-se à porta do prédio da reitoria, onde pedem a reversão da nomeação.
Na tarde de ontem, o ato em protesto à nomeação do candidato Valdiney Veloso o cargo de reitor reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição.
De acordo com a vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Élida Elena, o ato representa uma manifestação de repúdio pela atuação do Governo Federal no processo eleitoral interno para escolha do reitor.
Jair Bolsonaro pode escolher um nome, entre os três primeiros mais votados para o cargo, que compõe a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC). Apesar da consulta pública, a nomeação final fica a cargo do presidente.
Na consulta online, a chapa “Orgulho de ser UFPB”, de Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496, ficando em terceiro lugar. Na votação, o primeiro lugar ficou com a chapa “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, com soma de 964,518.