Dos 20 supermercados visitados em Campina Grande, quatro foram autuados por venda de impróprios para consumo. De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, dois estabelecimentos do BIG Bompreço (Açude Velho e do Partage Shopping), o Atacadão e o Rede Compras estavam comercializando alguns produtos com a data de validade expirada ou que estavam próximos a vencer, mas sem o aviso exposto ao consumidor.
Durante as autuações, os produtos foram apreendidos para incineração e as lojas terão um prazo para se explicarem.
O órgão alerta para que o consumidor fique atendo ao que está por trás de preços atrativos, já que preço baixo nem sempre é vantagem. “Se encontrou um produto vencido na gôndola, chame alguém do supermercado para tomar as devidas providências ou ligue para o Procon e faça a denúncia”, diz.
De acordo com o artigo 18, do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a troca se perceber que comprou um produto fora do prazo de validade ou que estava acondicionado incorretamente, mesmo já estando em casa, basta apresentar a nota fiscal para que a troca da mercadoria seja garantida. Ainda segundo os direitos do consumidor, se o produto estiver próximo a vencer, o estabelecimento deve colocar avisos sobre a data de validade de produtos.
O Grupo Big Bompreço enviou ao CANAL DO POVO a seguinte nota:
O Big Bompreço possui procedimentos internos para assegurar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes. O episódio ocorrido nas duas unidades de Campina Grande é alheio a rotina operacional da empresa, que tomará as providências necessárias.