22.1 C
João Pessoa

Após empate técnico, candidatos a prefeito de João Pessoa comentam resultado do Ibope

Os candidatos fizeram uma avaliação positiva da primeira pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (5) pela TV Cabo Branco, no JPB 2ª edição. A pesquisa colocou o candidato Cícero Lucena (Progressistas) no 1º lugar na pesquisa, mas tecnicamente empatado com Nilvan Ferreira (MDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota), visto que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais.

Primeiro colocado na pesquisa, o candidato Cícero Lucena declarou que os números mostram uma aceitação da população da sua forma de governar. “Os números me dão muita serenidade, tranquilidade e a confiança de que estamos no caminho certo. Com os próximos passos, nós vamos resgatar todo o nosso compromisso e a nossa vontade de fazer mais por essa cidade”, destacou.

Já Nilvan Ferreira disse que recebeu com naturalidade os número da pesquisa Ibope, apesar de divergir do resultado. “Eu tenho pesquisas internas que mostram resultados diferentes, mas eu não vou polemizar a pesquisa. Tenho que respeitar o resultado. Esse empate técnico reflete o momento da eleição, apesar de que Cícero tem o dobro da rejeição que nós temos, mas quero agradecer as pessoas. João pessoa esta compreendendo a importância dessa eleição, a minha mensagem de que a gente precisa resolver problemas impostantes dessa cidade que derruba a divisão entre praia e bairros”, pontuou.

O candidato Wallber Virgolino enxergou com humildade e otimismo os números do Ibope. Ele aparece com menor rejeição entre os cinco principais candidatos e na terceira colocação nas intenções de voto, em empate triplo com outros dois candidatos. “Estou na vida pública há dois anos e sinto que há um desejo claro de experimentar em João Pessoa um projeto novo, inspirado na gestão exitosa que o presidente Jair Bolsonaro tem realizado no Brasil. Os números do Ibope só confirmam as nossa consultas internas. A eleição terá segundo turno e temos ótimas possibilidades de vencermos”, afirmou.

A assessoria do candidato Ricardo Coutinho informou que ele não iria comentar a pesquisa.

Resultados

O levantamento coloca o candidato numericamente à frente com 18% das intenções de voto, mas tecnicamente empatado com Nilvan Ferreira (MDB), que tem 15%; Ricardo Coutinho (PSB), com 12%; e Wallber Virgolino (Patriota), que aparece com 10%; visto que a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais. Os candidatos Ruy Carneiro (PSDB) e Edilma Freire (PV) foram citados por 7% e 5% dos eleitores, respectivamente.

Raoni Mendes (DEM) foi citado por 2% dos eleitores. Já Anísio Maia ( PT) e João Almeida (Solidariedade), têm 1%, cada um. Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (Rede), Pablo Honorato (PSOL) e Rafael Freire (UP) são citados, mas não atingem 1%, cada. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 20%, enquanto os indecisos totalizam 8%. Os números são da pesquisa estimulada, onde o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados. A candidata Rama Dantas (PSTU) estava na lista, porém o nome dela não foi apontado por nenhum entrevistado.

A consulta aconteceu entre os dias 3 e 4 de outubro e foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi encomendada pela Televisão Cabo Branco LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo Nº PB 07812/2020.

spot_img
LEIA MAIS
spot_img
LEIA MAIS
spot_img