Um serviço idealizado por um professor paraibano vai oferecer reparo gratuito de computadores para estudantes pobres que precisam estudar de forma remota e não possuem equipamentos adequados para isso. O projeto foi denominado de Balcão da Inclusão Digital Solidária e é uma parceria do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e da Central Única de Favelas (Cufa).
Segundo Fernando Lordão, idealizador do projeto, o balcão vai ter duas frentes principais de atuação, para perfis distintos de pessoas.
O principal deles são os estudantes em situação de vulnerabilidade social, que serão atendidos gratuitamente. O segundo, os demais estudantes, que serão atendidos por valores abaixo do que um serviço similar custaria no mercado tradicional.
“Os pagantes vão ajudar os estudantes vulneráveis”, resumiu o professor.
Ele explicou também que quem tiver um equipamento quebrado pode chegar no balcão, que funcionará no campus do IFPB em João Pessoa, e será atendido na hora. Não haverá recolhimento de equipamento e o reparo acontece na presença do interessado.
O objetivo é que os atendimentos sejam iniciados na segunda quinzena de outubro. Um site do projeto está sendo desenvolvido e o objetivo é trazer as informações principais de como o estudante pode ser beneficiado.
Mas Fernando adianta que estudantes moradores de favelas serão, basicamente, aqueles que terão direito ao atendimento gratuito.