25.1 C
João Pessoa

Trens voltam a circular até Santa Rita após acidente em João Pessoa

Os trens urbanos de João Pessoa voltaram a circular na tarde desta sexta-feira (10) até a estação de Santa Rita, após colisão envolvendo dois VLTs no bairro da Ilha do Bispo, no final da tarde de quinta-feira (9), de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Em nota, a companhia informou ainda que o trecho em que houve o acidente foi liberado após a retirada dos dois veículos que se chocaram. Além disso, o funcionamento dos VLTs vai ocorrer somente com dois trens, com a suspensão temporária da entrada do terceiro veículo.

Até a manhã desta sexta-feira, os trens só estavam funcionando no trecho que liga João Pessoa a Cabedelo, por conta da retirada dos veículos.

Moradores relatam susto após acidente

Moradores do bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa, que estavam próximos ao local da colisão entre dois trens no fim da tarde da quarta-feira (9), relataram em entrevistas à TV Cabo Branco o susto e o medo que tiveram no momento do choque entre os dois veículos.

A aposentada de 84 anos, Elza Silva de Souza, que mora exatamente em frente a estação onde a batida aconteceu disse que o barulho foi assustador. “Eu estava sentada (em frente às paredes da estação), quando eu vi aconteceu uma batida muito grande […] Corri para casa. Depois, só vi a aglomeração do povo pra ver”, conta a idosa que também relatou que não vai mais sentar em frente ao local.

Já a dona de casa Maria Lúcia do Nascimento, que estava abrindo a porta da residência no momento da colisão, revelou que em 45 anos morando no local, nada parecido com este acidente tinha acontecido. “Meu neto tinha saído da escola e eu vim olhar se ele já vinha, isso foi bem na hora da batida. A primeira vez que aconteceu algo desse tipo, faz quase 45 anos que eu moro aqui e nunca vi isso”, disse.

Selma da Silva, também dona de casa, destacou o barulho muito alto que aconteceu por conta do choque. “O barulho foi muito forte, eu estava conversando com uma colega minha ao lado das paredes da estação e pensamos que o barulho era o portão, mas disseram que foi o trem que bateu”.

Entenda o acidente

Um dos trens estava saindo do bairro Ilha do Bispo e o outro seguia no sentido Bayeux-João Pessoa. Imagens de câmera de segurança mostram o momento do acidente. O Samu esteve no local para realizar os primeiros atendimentos e levar os feridos para o Hospital de Trauma da capital.

Segundo a unidade hospitalar, até esta sexta-feira (10), 19 mulheres e 17 homens, com idades entre 15 e 65 anos, deram entrada na instituição vítimas do acidente. Todos passaram pelos primeiros atendimentos. Das 36 vítimas, apenas uma precisou passar por uma cirurgia no abdômen.

O que diz a CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa informou que ainda não é possível definir se o acidente foi causado por falha técnica ou humana. Uma comissão de técnicos irá fazer uma avaliação e apresentar um laudo em até 30 dias.

Técnicos da Administração Central da CBTU, em Brasília, estão vindo ao Estado para auxiliar na apuração dos fatos. Estima-se que a análise técnica seja concluída em 30 dias.

spot_img
FONTE:G1PB
LEIA MAIS
spot_img
LEIA MAIS
spot_img