A Associação de Moradores do Alto do Mateus – AMIB vem se consolidando em ações de combate às vulnerabilidades na Zona Oeste de João Pessoa. Com 38 anos de fundação, a AMIB tem uma história de trabalho em favor do bairro, mas apenas nos últimos anos, sob presidência de Cristiano Almeida, a entidade passou a atuar mais efetivamente em questões de amparo, cuidado, saúde e educação.
A AMIB atua em diversas frentes e atende quase 400 famílias do Alto do Mateus e região são contempladas em diversas áreas de atuação. “São quase 400 famílias cadastras e atendidas com ações efetivas. É gente que se encontra em situação de vulnerabilidade e temos conseguido atender, diminuindo o sofrimento e socorrendo naquilo que podemos”, disse Cristiano.
O líder comunitário fez questão de enfatizar que a Associação ainda não tem apoio do poder público para a atuação da AMIB. “O trabalho que estamos conseguindo fazer na comunidade cresce e se solidifica sem qualquer apoio dos órgãos públicos. O que temos é uma rede de voluntários e parceiros locais. São pessoas que se sensibilizam com o trabalho e se envolvem, colaboram, se doam à AMIB”.
“É claro que temos buscado os meios para que sejamos contemplados com recursos públicos que possibilitem a ampliação e fortalecimento da nossa rede de atuação. Estamos lutando para que recursos cheguem de modo a fortalecer a AMIB e beneficiar o Alto do Mateus e região. Tenho esperança de que isso acontecerá e poderemos diminuir o sofrimento de tantas pessoas que sofrem na região”. Disse que Cristiano que ainda acrescentou: “É triste que a gente enfrente tanta politicagem ao buscar o apoio de órgãos que não deveriam olhar lados políticos, mas simplesmente facilitar o caminho para quem quer agir em favor da população”.
De acordo com uma voluntária da AMIB, a associação tem se deparado com uma situação de vulnerabilidade excessiva na região. “Constantemente nos deparamos com problemas estruturais, educacionais e com a fome que, infelizmente é uma dura realidade da região. É doloroso ver por pessoas privadas de alimento, especialmente crianças e idosos. Precisamos ser fator de transformação para essas pessoas”, disse.
Cristiano Almeida que é militante político fez questão de deixar claro que na AMIB ninguém é privilegiado ou rejeitado de acordo com suas escolhas políticas. “Aqui não escolhemos cara nem cor de bandeira. Ajudamos quem está precisando verdadeiramente e fazemos isso com o coração cheio de amor e alegria”.