A Associação de Pastores Evangélicos de Conde – APEC esteve reunida com o Comitê de Monitoramento à covid-19 da Prefeita de Condena manhã desta sexta-feira (10) e com outras lideranças cristãs do município, dentre elas o Padre José Ronaldo, da Paróquia de São João Batista em Jacumã.
Na pauta do encontro estava a possibilidade de flexibilização das medidas de combate ao covid-19, no que diz respeito a celebrações religiosas. A APEC apresentou uma proposta de retomada das atividades e celebrações religiosas, prevendo a flexibilização, de acordo com o decreto 40.304, do Governo do Estado da Paraíba, publicado em 12 de junho.
Todas as lideranças presentes se comprometeram em atender as recomendações de combate ao Covid-19 necessárias nos procedimentos de flexibilização. Diversos procedimentos que serão avaliados e possivelmente integrarão o próximo decreto, como o funcionamento de igrejas e templos com até 30% da capacidade, a disponibilização de álcool em gel, os protocolos de higienização e a demarcação dos espaços individuais para manter os protocolos de distanciamento social.
Foi solicitado ainda que a gestão mantenha um diálogo mais amplo com as lideranças religiosas, levando em consideração que pastores e padres têm um contato mais efetivo e direto com a população.
Estiveram presentes à reunião representantes das secretarias de Saúde, Planejamento, Comunicação, Guarda Municipal e Infraestrutura. O novo decreto deverá ser divulgado na próxima terça-feira (14).