26.1 C
João Pessoa

Pequenos negócios abrem 450 vagas de emprego em janeiro na Paraíba

As micro e pequenas empresas paraibanas tiveram saldo positivo na geração de emprego em janeiro deste ano, com 450 postos de trabalho criados no período. É o que apontam os dados de levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Os dados são ainda mais relevantes em comparação às médias e grandes empresas do estado, que, no mesmo período, fecharam 1.194 postos de trabalho na Paraíba. Ainda em janeiro deste ano, conforme o levantamento do Sebrae, a Administração Pública também fechou vagas de emprego, com saldo negativo de quatro postos.

Quanto aos dados por setor, os pequenos negócios do segmento de serviços foram os que registraram maior abertura de vagas no período: 374.

O setor da construção civil teve 190 novos postos de trabalho criados em janeiro deste ano, seguido da indústria da transformação, com 77 vagas de emprego criadas.

No entanto, os setores do comércio, agropecuária e indústria extrativa mineral tiveram saldos negativos na geração de empregos no período, com o fechamento de 141, 45 e 7 vagas, respectivamente.

Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, mesmo com os impactos da alta da inflação, principalmente nos ativos que compõem a logística de produção dos pequenos negócios, a força das MPE segue refletida na capacidade de gerar mais rapidamente novos postos de trabalho.

“O primeiro trimestre é de organização e formação das equipes, quando muitos donos de pequenos negócios tratam de investir já na capacitação de seus colaboradores e uma prévia de preparação para as grandes datas do calendário comercial brasileiro”, disse.

spot_img
LEIA MAIS
spot_img
LEIA MAIS
spot_img