A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (22), o II Seminário do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O evento, que é voltado para profissionais da assistência e o público em geral, aconteceu no Auditório do Uniesp e teve como tema Assistência Social como Política: conhecer para fortalecer.
A iniciativa teve como objetivo reunir os atores envolvidos diretamente com as demandas sociais para discutir as políticas sociais vigentes e de como elas podem servir de orientação e ferramenta de intervenção. Foi uma oportunidade de discutir e aprofundar as questões relativas às políticas de assistência social como forma de aprender, diagnosticar e intervir no sentido de resolver ou dirimir situações de risco social.
“A pandemia nos trouxe momentos em que tivemos que nos reinventar e nossas preocupações se multiplicaram. A assistência social tem o papel de dar suporte às pessoas mais vulneráveis e dar respostas nos momentos mais críticos. É por meio dessa orientação que se promove o acolhimento e a proteção, visando a garantia de direitos e o acesso às políticas sociais. A organização de um encontro como esse serve para que possamos nos avaliar e avançar, no sentido de continuar cumprindo nosso papel. Esperamos continuar avançando, mesmo diante das adversidades, conseguindo chegar cada vez mais próximo da assistência precisa e nos mantermos de portas abertas para atender a todos”, declarou a secretária de Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.
Por conta das medidas sanitárias tomadas para conter a pandemia covid-19, o evento contou com um número controlado de participantes. Na abertura das atividades, uma mostra do trabalho desenvolvido pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município. O coral formado por idosas e crianças usuárias do do Reviver II realizou uma apresentação musical, com um repertório regional.
“É um motivo de muita alegria a realização deste momento. Queremos agradecer a participação de todos no II Seminário do Cras. Um evento que se constitui em espaço de aprendizado, de construção e de troca de saberes, enfim, um momento muito rico de muito importante, construído com muito carinho, para que possamos discutir e aprofundar o conhecimento sobre a compreensão e a aplicação das políticas sociais”, comentou a coordenadora do Cras, Verônica Borba.
A palestra principal do Seminário foi proferida pela assistente social e chefe de gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa, Patrícia Larissa Oliveira.
“Estar com tantos trabalhadores e tantos usuários nesse dia é um motivo de superação. Gostaria de parabenizar a gestão e aos gestores da assistência por estarem pensando em momentos de qualificação, ação que é tão importante, até para que possamos traçar estratégias para vencer as dificuldades que esse vírus nos traz no dia”, ressaltou.
Os seminários do Cras, cuja primeira edição aconteceu em 2019 e reuniu trabalhadores das áreas de saúde, educação e assistência, constituem um fórum de discussão e aprendizado para a compreensão das políticas sociais, vigentes a partir da instalação do Sistema Único da Assistência Social, em 2005.
“Pensamos o tema desse encontro atual porque percebemos que a política da assistência social é muito fragilizada, no sentido de conhecimento mesmo de apropriação dos próprios fundamentos como política pública. Então nunca é demais reforçar enquanto teoria essa temática. Conhecer e fortalecer são os verbos fortes do tema que foi proposto: a partir do conhecimento, almeja-se o fortalecimento da política na execução no dia a dia dos profissionais”, comentou a gerente executiva da Assistência Social da Semas, Viviane Menezes.