A dona de casa Rosilda Pellozo, de 40 anos, desmaiou após tomar um choque elétrico em uma máquina de lavar, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. De acordo com a mulher, ela limpava a área de serviço de sua residência com um rodo de cabo metálico quando ocorreu o acidente (Assista o vídeo).
O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (25), no Residencial Solar Central Park. A mulher diz que apesar do susto, não precisou ir ao hospital. Ela relata que sentiu um pouco de dor, mas acredita que foi causada pela queda.
No momento do incidente, Rosilda estava com o marido e a filha em casa e, após recobrar a consciência, gritou por ajuda e foi socorrida.
Preocupada com a segurança, a mulher relata que faz manutenções anuais nos eletrodoméstico e, na última vez, disse a um técnico que havia tomado um choque leve. Segundo ela, o profissional recomendou que ela não jogasse água no chão próximo à máquina enquanto ela estivesse funcionando.
“Eu quero que sirva de alerta, para que durante o trabalho da máquina as pessoas evitem mexer com água enquanto estiver funcionando”, finaliza a mulher.
O tenente coronel do Corpo de Bombeiros de Goiás Thiago Abdala de Morais, explica que as impurezas dissolvidas na água são responsáveis por conduzir a corrente elétrica. Por isso, segundo o agente, é importante evitar molhar o chão e os equipamentos eletroeletrônicos ou máquinas elétricas quando estiverem ligados na tomada.
“Os sais minerais e impurezas irão conduzir a corrente elétrica e a pessoa ao contato com a água poderá sofrer um choque elétrico. Uma dica importante é sempre a utilização de um calçado isolante, quando estiver limpando algum ambiente que possua algum maquinário ligado à tomada”, alerta o tenente.
Além desse cuidado, Thiago recomenda que as pessoas evitem utilizar cabos de metal em vassouras ou rodos, pois são condutores de eletricidade.